LOGO
Email
Facebook
X
WhatsApp

Sâmis vai fortalecer campanhas e projetos de educação no trânsito

Candidato assinou uma carta compromisso com o Movimento Zero Mortes no Trânsito e se responsabilizou em implantar políticas públicas que contribuam para a redução de acidentes

Reforçar a sinalização de trânsito, padronizar os limites de velocidade e reinvestir os recursos arrecadados com multas em campanhas e projetos de educação no trânsito. Estas são algumas das propostas de Sâmis e Fernando para a melhoria da mobilidade urbana, e consequentemente, a redução de acidentes no trânsito.

Estes foram alguns dos assuntos apresentados pelo candidato a prefeito de Foz do Iguaçu ao presidente do Movimento Zero Mortes no Trânsito, Gilberto dos Santos. Sâmis assinou uma carta compromisso com o movimento e se responsabilizou em implantar políticas públicas que contribuam para a redução de acidentes na cidade.

O principal objetivo, segundo ele, é fortalecer campanhas e projetos de educação no trânsito. “Vamos aumentar os investimentos para ampliar a Escola de Trânsito do Foztrans e destinar a arrecadação das multas em campanhas de conscientização durante todo o ano”, afirmou.

Foz do Iguaçu tem indicadores claros de que a partir de políticas públicas específicas e mobilizações integradas foi possível reduzir o número de óbitos. Em 2011 foram registradas 88 mortes no trânsito e em 2023 foram contabilizadas 22 mortes, uma redução de 75%.

Mas além das vítimas fatais, o Movimento Zero Mortes no Trânsito traz à tona e registra o drama das vítimas sobreviventes, que resistem ao sinistro e têm suas vidas transformadas pelas sequelas adquiridas: físicas, mentais, psicológicas e financeiras, impactando seus familiares e os recursos públicos e privados.

Neste sentido, o movimento solicita melhorias no atendimento à saúde e reabilitação destas pessoas, incluindo a reintegração efetiva das vítimas de trânsito à comunidade.

Sâmis também se comprometeu em manter o diálogo permanente com o Programa Vida no Trânsito, composto por profissionais do poder público e da sociedade com expertise na área.