LOGO
Email
Facebook
X
WhatsApp

Sâmis garante a ampliação de recursos para cultura e o fortalecimento de projetos como o Foz Fazendo Arte

Em evento realizado pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), candidato assinou termo de compromisso e defendeu a construção de um teatro municipal e a realização de grandes eventos

Aumentar a participação da cultura no orçamento do município, além de habilitar a cidade para receber verbas estaduais e federais destinadas à cultura. Este foi um dos compromissos assumidos pelo candidato a prefeito de Foz do Iguaçu Sâmis45, em debate promovido pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), nesta sexta-feira (27), no auditório da Fundação Cultural.

Durante o evento, Sâmis também garantiu o fortalecimento do Programa Foz Fazendo Arte, que credencia arte-educadores para a oferta de atividades artísticas e culturais em todas as regiões da cidade.

“Vamos garantir orçamento, ampliar recursos através de emendas parlamentares, com o Governo do Estado e Governo Federal, ampliar e aprimorar programas como o Foz Fazendo Arte”, afirmou Sâmis.

Com o aumento no orçamento, será possível ampliar a contratação e oferecer uma remuneração justa aos profissionais, além de garantir insumos e equipamentos necessários às atividades e consequentemente, expandir a rede de atendimento.

O Foz Fazendo Arte atendeu mais de 8 mil pessoas em 2023 – entre crianças, jovens e adultos -, em todas as regiões da cidade, com a oferta de oficinas e cursos em diversas modalidades. Atualmente, 68 arte-educadores estão cadastrados no município.

“A arte e a cultura precisam estar ao acesso de todos, e nosso compromisso é garantir recursos para apoiar a cultura, não somente com o fortalecimento dos programas já existentes, como pela construção de um teatro municipal e a realização de grandes eventos culturais, como a feira do livro”, comentou.

Ainda durante o encontro, Sâmis elogiou a atuação do diretor-presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues e toda sua equipe. Ele também lembrou que foi na gestão do pai (Dobrandinho Gustavo da Silva), que a Fundação Cultural foi fundada, em 1986.

As ações anunciadas por Sâmis integram o Termo de Compromisso assinado pelos candidatos à prefeito de Foz do Iguaçu.

O documento também solicita o cumprimento integral do Plano Municipal de Cultura, incluindo os objetivos e metas nele previsto e o fortalecimento do diálogo com o CMPC, reconhecendo seu protagonismo e deliberações.