Propostas foram apresentadas durante Plenária do Conselho Municipal de Saúde (COMUS) nesta quinta-feira (19)
Em plenária realizada pelo Conselho Municipal de Saúde, nesta quinta-feira (19), o candidato a prefeito de Foz do Iguaçu Sâmis45 garantiu que em sua gestão o morador terá facilidade no acesso às consultas e exames nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Ele também reforçou o compromisso de ampliar o horário de atendimento de pelo menos dez UBSs até as 23 horas, além de implantar a Fábrica de Medicamentos e o Programa Remédio em Casa, garantindo que os medicamentos cheguem diretamente a quem mais precisa, especialmente pessoas idosas e doentes crônicos.
“Estamos assumindo o compromisso de garantir o acesso da população às consultas e exames nas unidades de saúde. Uma consulta não vai demorar mais de três dias para ser marcada. Teremos clínico geral, ginecologista e pediatra nas unidades”, afirmou. “A Fábrica de Medicamentos existia na minha gestão e garantiu a abertura de doze farmácias nos postos de saúde. Vamos retomar este programa para que não exista mais desabastecimentos de remédios”, completou.
Além de garantir o atendimento aos moradores e evitar o agravamento de doenças, as melhorias na Atenção Primária contribuem para desafogar as UPAS e Hospital Municipal. Sâmis também vai realizar mutirões de cirurgias eletivas, credenciando hospitais de Foz e região para acabar com a fila de espera, que chega a 14 mil pessoas.
Treinamentos
Durante a Plenária, o candidato também falou sobre as parcerias com as universidades para fortalecer os treinamentos e capacitações das equipes da saúde. “O Município já tem uma parceria importante com a Unioeste e podemos ampliar os convênios com outras instituições, públicas e privadas, para garantir treinamento em suporte de urgência e capacitações contínuas para atendimentos de risco”, comentou.
COMUS
Sâmis45 assinou uma carta compromisso com o Conselho Municipal de Saúde em defesa do controle social da saúde e com as propostas aprovadas em conferências municipais de saúde.