LOGO
Email
Facebook
X
WhatsApp

Fortalecer a agricultura familiar é compromisso de Sâmis e Fernando

Em visita a uma propriedade rural, candidatos conheceram a produção de legumes e hortaliças que abastecem a merenda escolar do município

Além de garantir refeições saudáveis aos mais de 27 mil alunos da Rede Municipal de Ensino, a produção de hortaliças, verduras e legumes da Agricultura Familiar gera emprego e renda a centenas de trabalhadores em Foz do Iguaçu.

Na gestão de Sâmis45 e Fernando Maraninchi, este setor será prioridade e amplamente fomentado com políticas públicas que garantam a segurança alimentar e nutricional de toda a população.

“Vamos ampliar a compra diretamente dos agricultores locais para abastecer a merenda escolar e implantar projetos de incentivo à agricultura familiar, como a Rede de Sacolões. Daremos o ano todo subsídios e investiremos em capacitação, além disso, criaremos freiras e mercados locais, promovendo trocas e doações”, disse Sâmis, em visita à propriedade rural Madre Terra, no Remanso Grande.

Os agricultores desta propriedade integram a COAFOZ (Cooperativa da Agricultura Familiar de Foz do Iguaçu), conveniada ao município para o fornecimento de frutas, verduras, legumes e hortaliças para a merenda escolar. A cooperativa também faz a distribuição de itens lácteos, panificados e peixes para escolas, Cmeis e centros de convivência.

Segurança Alimentar

Fernando Maraninchi, que também participou da visita à propriedade rural, vê como necessária a efetivação do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Município.

“O plano permite a revisão permanente de objetivos e prioridades para a segurança alimentar e a garantia da população em ter uma alimentação de qualidade. Em nossa gestão, teremos diversos programas de incentivo e fomento do setor”, adiantou.

Armazém da Família

O Armazém da Família será um local onde a população terá acesso a alimentos não perecíveis por um preço reduzido. O projeto integra uma rede de ações voltadas à segurança alimentar, como a Rede de Sacolões, o Restaurante Popular, que será implantado na gestão de Sâmis, assim como a Padaria Comunitária e a Vaca Mecânica, que retomará suas atividades e atenderá alunos da rede municipal, entidades assistenciais, clubes de mães eorganizações da sociedade civil.

A prefeitura também dará apoio ao pequeno produtor e orientações sobre documentação, contratos e convênios, além de ofertar linhas de créditos com juros reduzidos através do Banco do Empreendedor.