Cursos profissionalizantes para jovens e adultos, estímulo ao primeiro emprego, feiras e orientações nos bairros estão entre as propostas do candidato
“Para que Foz do Iguaçu se desenvolva, precisamos da energia dos mais jovens e da sabedoria dos mais experientes”. É o que afirma o candidato a prefeito de Foz do Iguaçu Sâmis45, que tem como proposta estimular a geração de emprego e renda com programas de qualificação profissional para o mercado de trabalho.
“Faremos investimentos em capacitação profissional e leis de incentivo fiscal para atrair novas empresas. A Foz do Iguaçu do futuro será um polo de tecnologia e inovação, com oportunidades para os empreendedores e suas startups”, disse.
Entre as propostas está o Programa de Estágio e Primeiro Emprego, que será desenvolvido pela Prefeitura em parceria com universidades e empresas, criando oportunidades para jovens e incentivando a entrada deles no mercado de trabalho, com treinamentos específicos para cada área de atuação.
Cursos de capacitação, treinamentos e workshops serão retomados na gestão de Sâmis45, com foco não apenas no jovem, mas em pessoas com mais de 50 anos que estejam fora do mercado de trabalho ou buscam uma nova qualificação profissional.
“Vamos implementar programas de requalificação para adultos que estão voltando ao mercado de trabalho ou mudando de carreira, oferecer treinamento em novas habilidades e ajudar na integração desses profissionais em novas áreas”, completou.
Feiras de Emprego e Networking nos bairros também darão mais visibilidade ao trabalhador e podem conectar estas pessoas aos possíveis empregadores.
A ideia é também disponibilizar orientações profissionais em escolas e centros de convivência para auxiliar jovens e adultos a identificar suas habilidades e interesses e a planejar suas trajetórias profissionais.
Outra proposta de Sâmis45 é criar programas de apoio a jovens empreendedores, oferecendo orientação, mentoria e acesso ao crédito de forma facilitada para ajudar a iniciar e desenvolver os negócios.